Sobre o Eremitismo parcial e secular

EREMITISMO PARCIAL E SECULAR

A Igreja Católica Apostólica Romana considera como eremitas apenas aqueles que vivem em solidão, isolamento, assídua oração e penitência, consagrando a vida a Deus e a salvação do mundo (CIC 920). O modo de vida solitária deve ser constante, contínuo e estável. Ou seja, a solidão deve ser permanente, conforme a regra de vida de cada um, na observância dos conselhos evangélicos (castidade celibatária, pobreza e obediência).


Existe, todavia uma nova corrente na espiritualidade eremítica, de pessoas leigas solteiras ou casadas, que encontram profunda afinidade com o eremitismo, e sentem grande necessidade de estarem a sós com Deus, e dedicar-se a essa solidão semanalmente ou em parte do dia. 


Retiro, solidão e oração, mesmo na vida secular 

Geralmente os solteiros e viúvos trabalham meio período num emprego secular, e no outro se retiram completamente para orar, ler, escrever, estando a sós com Deus, somente. Os casados, devido às obrigações próprias de seu estado, dedicam- se às vezes alguns fins de semana, em completo retiro, separado da família. Os momentos em que consagram a vida espiritual são de completa solidão.


Um exemplo recente é o da Serva de Deus Elisabeth Leseur (Paris - sec. XX), que mesmo sendo casada, mas sem filhos, se devotava a retiros mensais e anuais, em casas de exercícios espirituais, com a devida permissão de seu cônjuge Félix, este quando ficou viúvo converteu-se por intercessão de sua própria esposa, e ingressou no convento dos dominicanos.


Serva de Deus Elisabeth Leseur- casada- sec. XX , dedicava-se ao recolhimento ocasionalmente 

O eremitismo parcial consiste, portanto, em viver os elementos da vida eremítica, na medida do possível, sem necessariamente ser um eremita em toda sua plenitude. Tal modo de vida não tem um reconhecimento oficial da Igreja, por essas pessoas não estarem de todo livres e desimpedidas numa doação integral a solidão. O correto seria até mesmo não chama- los de eremitas, e sim contemplativos, pois ainda possuem vínculos com o século.

Algumas correntes atuais do eremitismo (Comunidade Horeb, por exemplo), porém “adotaram” essas almas, chamando de eremitas parciais ou seculares, algumas outras correntes chegam a dizer que essas pessoas são eremitas urbanos, porém aqui no Blog usaremos sempre os parâmetros do Catecismo da Igreja Católica (920-921) e Código de Direito Canônico (Cân. 603 §1 e 2), e essa modalidade do eremitismo, não consta em ambas as fontes.

“O eremita tal como está escrito no Cân 603 § 2 é um fiel que não pertence a nenhum instituto de vida consagrada, e vive uma vida eremítica com certa estabilidade”. (DICIONÁRIO DE DIREITO CANÔNICO)

Existem outras confissões católicas, como os Véteros –Católicos ou Católicos Velhos(Para quem nunca ouviu falar os véteros católicos, são desligados de Roma, tem seu próprio papa e toda uma hierarquia própria, e vive a vida católica primitiva, os padres são casados, não há celibato. São estes que regem a organização do Priorado dos Eremitas Seculares). 

Há alguns Patriarcados Ortodoxos (em especial na Argentina tem os eremitas da Santa Cruz, uma grande associação de fiéis leigos consagrados, casados ou não, que vivem uma espiritualidade contemplativa, porém sem necessariamente, viverem em solidão...), que consideram como eremitas também o leigo do povo fiel, mesmo trabalhando num emprego secular no mundo. Todavia no Oriente ortodoxo[De um modo geral Egito, Etiópia, Grécia e Rússia] o eremitismo é mais conservador, apenas para os célibes e são totalmente afastados do mundo secular. É mais conhecido o eremitismo masculino, algumas fontes mencionam o eremitismo feminino, mas até onde se sabe é bem menos radical a separação com o mundo, e elas são de um número inferior, quase sem necessidade de fazer-lhes menção ou referência. A grande maioria das consagradas mulheres são cenobitas. ... 

Já os Católicos Anglicanos admitem casados e divorciados para uma consagração eremítica, desde que abracem o celibato, também permitem empregos seculares de meio período.A elasticidade de nomear um cristão solitário de eremita é bem maior, Aliás a palavra é usual para definir qualquer pessoa que gosta da solidão, independente de sua vida externa... mas semelhante um pouco a nossa Igreja Romana, o eremita diocesano deve ser consagrado pelo (a) Bispo(a) oficialmente. 

Como foi já colocado acima, não são os casos do eremitismo da Igreja Católica Apostólica Romana, a não ser que algum bispo tenha concedido uma licença particular, que dispense o fiel do Cân 603. 

É preciso separar bem as coisas e esclarece- las para não termos um“sincretismo de espiritualidade eremítica”. Aqui não se trata de ser contra ou a favor da união dos cristãos, mas devo colocar o prisma do catolicismo romano que é a do blog. 

Não há mal algum dos leigos viverem como podem a espiritualidade eremítica, porém é arriscado, chamá-los eremitas. O costume de assim chama- los pode ter sido introduzido com uma comparação `as Ordens terceiras. Um membro Franciscano da ordem terceira é considerado Franciscano terceiro. Mas a vida eremítica tem toda uma singularidade no seu carisma, que impede tal liberdade de nomenclatura, pois o eremita só é eremita de fato se está só com Deus, exceto é claro os eremitas que se encontram em mudança ou em enfermidades, e necessitam transitoriamente do cuidado de terceiros. 

Aqui se trata de pessoas que tem suas vidas totalmente estabelecidas e enraizadas no mundo, sem a menor previsão ou intenção de assumir um eremitismo definitivo, ou seja estão impedidas, não são livres, seja por estado ou por outras obrigações de honra. 

Explicado então quem são as almas que se identificam com a vida eremítica, vamos para segunda parte onde tratamos do eremitismo parcial ou secular na sua prática.

Como participar espiritualmente do carisma eremítico ?


Os leigos também são convidados a viver  carisma eremítico ! 

Em primeiro os que querem dedicar-se a solidão de modo secular, deve saber que o momento em que escolherem ficar a sós, devem estar desligados do mundo. Deve- se evitar ao máximo as comunicações, e consagrar-se por inteiro a seus momentos solitários, louvando a Deus.

Alguns que conhecem a Liturgia das horas, dedicam seu tempo livre rezando os salmos e hinos, próprios dessa liturgia. Pode ser também ofícios breves como o ofício parvo de Nossa Senhora, da Imaculada Conceição e outros.

Uma outra parte da jornada convêm à leitura espiritual e também a Lectio Divina (Leitura orante da Bíblia). Seria interessante ler autores que falam da contemplação e solidão.

A atividade de empregar-se a meditação por meio da oração contemplativa de quietude, com o método teresiano, ou de exercícios espirituais conforme Santo Inácio, é muito perfeita. Mas o mais excelente meio de orar dentro do carisma eremítico é a Oração do coração ou Oração de Jesus (Cliquem nesse link os que não conhecem ainda), em que se invoca incessantemente o santo nome de Jesus, essa é a oração hesicasta, praticada desde os primórdios da vida eremítica e monástica.


Oração e recolhimento, fundamental para os que vivem o eremitismo parcial.

Mas, o eremitismo, não seria considerado assim, se não houvesse aquele gozo da solidão e silêncio puro, diante e Deus. Sem procurar exercitar-se positivamente em alguma devoção, mas apenas estar só diante de Deus, em simplicidade, sem procurar ser original. Sentir a solidão, estar só, embeber-se da solidão pura na santa presença de Deus. 


Solidão pura diante de Deus 

Uma vez que seus horários já são muito resumidos, convêm administrá-los sabiamente. Sem fazer de todo seu tempo um devocionário sem fim, e sem ser também um enfadonho ócio improdutivo.

O local apropriado



Lugares ermos e solitários, é o ideal




Os que vivem a solidão em meio período do dia, convêm que tenham ao menos o quarto separado, ou outra dependência da casa em que não passe muitas pessoas. Sem criar essa pequena estrutura, não será possível a solidão efetiva, ainda que temporária. Se você não tem seu espaço e está desprovido de tudo isso, há duas soluções: Ou renunciar a solidão diária e conformar-se em retirar-se apenas aos fins de semana, ou escolher uma Igreja ou convento de adoração perpétua, e se oferecer como adorador cotidiano por um período do dia ou pela noite, seria interessante todo um período completo, ou até dois. 


Ser um adorador permanente pode ser uma boa solução 

Não será uma solidão absoluta, mas terá um bom tempo para estar com Deus. Escolha os lugares da frente ou onde não costumam transitar curiosos e inquietos. Escolha um lugar com adoração silenciosa, pois nas adorações com reflexões em grupo, não terá silêncio. Se mesmo assim não há perto de você essa opção, passe o período na Igreja, até ela fechar, ou até o fim da última missa. O ponto negativo, seria que você não estaria totalmente a vontade, como no seu quarto ou sua casa, passando muitas horas, já seria necessário sair para fazer um lanche, ir ao toalete (há Igrejas que não tem...) retornar novamente... o que pode causar dissipação se tiver que sair da Igreja e se dirigir a outros estabelecimentos... mas já ajuda muito a dar uma sensação de retiro, recolhimento e solidão. 

Os que se dedicam a solidão nos fins de semana e feriados, tem mais tempo nesses dias para adentrar na solidão e oração, em todo período do dia. O melhor seria também estar numa casa de retiros, para evitar dissipação. O desafio é que a maioria das casas não proporciona retiros em solidão, sempre são retiros em grupos, o que estorva a alma eremítica. O que fazer ? 

Existe uma opção que é mais prática, para quem tem renda, pois se trabalham devem ter uma economia para si. Pode-se pagar um hotel ou pousada, perto de uma Igreja, e levar um oratório portátil, e ficar recluso no fim de semana. 


Uma pousada perto de uma Igreja em Viçosa, Ceará 





Os hotéis com refeições seria melhor. Os que tem mais renda ainda podem alugar uma chácara, e passar nela o fim de semana. Aqui tem outro desafio, pois nem todos alugam para pessoa sozinha, mas apenas em grupos... O mundo é comunitário, então temos que nos conformar e nos adaptar ! Procurando bem ao menos umas três opções você terá. Se não conseguir, o hotel que seria uma solução mais prática, para possuir uma solidão efetiva. Alguns mosteiros também possuem hospedagem, acredito que é uma boa opção, todavia há outro contratempo, o dos religiosos, querendo ser muito corteses e acolhedores, não quererem te deixar sozinho, o que é o seu mais sincero desejo ! 














O desafio de uma perfeita solidão ao menos semanal, é a luta dos que vivem o eremitismo secular 







Como podem ver ficar perfeita e absolutamente só não é assim tão fácil... Pelo menos para os que tem familiares e obrigações que impedem... Alguns tem o seu próprio quarto mas sempre tem parentes o solicitando a todo momento. 






Retiros Eremíticos






No Brasil conheço uma congregação religiosa de espiritualidade da Renovação Carismática, que promove retiros em eremitérios: As Irmãs Franciscanas da Divina Misericórdia 









As Irmãs na fazenda 










Essas religiosas possuem uma ótima fazenda: Fazenda Santa Maria dos Anjos- Cocalzinho GO, onde é viável fazer retiro de até 10 dias, totalmente gratuito (evite oferecer dinheiro, as irmãs são muito fiéis ao espírito de pobreza franciscana, as irmãs também não alugam seus eremitérios para moradia a longo prazo) em eremitérios na mais completa e absoluta solidão.









Fazenda- Convento- Santa Maria dos Anjos, GO 







Os eremitérios ficam numa parte isolada da fazenda, e cada retirante tem seu eremitério. Estive lá ainda no final do ano passado,onde fiquei retirada por três dias, e posso garantir que, os eremitérios irão transmitir a mais genuína experiência de vida eremítica. As construções são rústicas, mas bem feitas. O eremitério é uma pequena casinha isolada, com um pequeno quarto, uma salinha que serve de oratório e refeitório, banheiro e cozinha. Os retirantes devem trazer sua própria comida e cozinhar dentro do eremitério (há um pequeno fogão a gás de duas bocas -sem forno-), para assegurar ainda mais a experiência eremítica. Na parte de fora há uma pequena varanda (há possibilidade de colocar uma rede, para maior descanso e conforto do retirante), um banco grande que garante uma maravilhosa vista para as montanhas.










Um dos eremitérios para retiros na Fazenda 









Os que desejam podem ter a companhia do Santíssimo Sacramento (é necessário solicitar) em uma capela separada,bem perto do eremitério, e aí fazer suas orações.









Capela São José- para os eremitas retirantes fazerem a oração 







Os retiros são abertos a todos sem distinções. Os poucos requisitos são que tragam sua própria comida, e que se conformem com a austeridade do lugar: nos eremitérios não tem luz elétrica,nem tomadas, portanto é inútil dentro do eremitério comunicar-se com aparelhos eletrônicos (a finalidade é justamente a pessoa desligar-se por completo do mundo). A noite é a vontade o uso de velas.Não leve alimentos que necessitam de refrigeração, pois lá não tem geladeira. Atrás da porta do eremitério há instruções práticas para os eremitas hóspedes.


As irmãs moram num convento separado um pouco longe da área dos eremitérios, uns 10 minutos a pé. Lá há uma comunidade de mais ou menos 18 irmãs, a maioria são formandas (aspirantes, postulantes e noviças) por ser uma casa de noviciado. As irmãs são muito acolhedoras, alegres e simpáticas. Os que desejam retirar-se em grupos podem também fazê-lo, há uma hospedaria para retiros comunitários, mas aqui minha prioridade é destacar o que favorece a vida eremítica. 


Devido o local muito isolado, nem sempre há Santa Missa, a não ser se houver um sacerdote hospedado, porém as irmãs comungam todos os dias. Se houver missa, será sempre na capela conventual ou de celebrações públicas, e não na do eremitério, porém não há preocupações, você sempre será avisado previamente,não há obrigação em assisti-la caso alguns queiram uma solidão radical, e sempre há como comunicar-se com as irmãs caso tenha alguma dificuldade.


São cerca de quatro eremitérios disponíveis (lá todo o ambiente e decoração é franciscano,por isso pobre, despojado, sem luxos e requintes) todos muito afastados um do outro, de tal modo que não se pode ver nem ouvir o que se passa em outro eremitério. 









Um retirante no eremitério da fazenda 



Desafios: Os eremitérios são muito concorridos tanto por serem gratuitos, como também por serem utilizados para os retiros das irmãs ( Dezembro e Janeiro que seria um bom tempo para os moradores de outra cidade, é justamente a alta temporada de retiros...) , por isso os interessados devem ligar e marcar seu retiro com muita antecedência, não há tempo mínimo, para os que não podem ficar muito, mas o tempo máximo é apenas 10 dias. Para os que moram longe, talvez consigam conversando com as Irmãs, 15 dias de retiro, mas tudo dependerá da época.


Será muito difícil também você conseguir retiros em todos os fins de semana... Talvez só consiga um fim de semana por mês. Os retirantes devem arcar com a viagem para a fazenda que é de difícil acesso, é necessário comunicar-se com a superiora por celular para ir indicando o caminho (são 30 quilômetros de estrada de terra) ! O sinal de celular pega até a entrada da fazenda, mas nos eremitérios não. Você pode usar o telefone rural que fica na casa das Irmãs caso tenha que fazer alguma comunicação urgente.


Em tempos de chuva pode ser mais difícil tanto a viagem como o retiro, de um lugar a outro dentro da fazenda é totalmente aberto, por isso leve um bom guarda- chuva, e calçados próprios para o tempo.E pode ocorrer falta de água devido o entupimento dos canos na época de chuva, mas você sempre será socorrido com prontidão pelas religiosas.


Os interessados nos retiros eremíticos na fazenda das irmãs, por caridade acessar o link abaixo:












Lembrete: por ser área rural nem sempre há sinal no celular das irmãs, talvez seja preciso fazer várias tentativas de ligações.Caso houver alguma mudança no número da linha, basta ligar para qualquer outra casa das Irmãs Franciscanas da Misericórdia, e pedir mais informações. As irmãs também estão nas redes sociais, mas acredito que por telefonema é mais rápido o contato.


Pode haver no Brasil outras casas do mesmo gênero, que oferecem retiros em eremitérios separados, e ainda por cima gratuitos, porém tenho conhecimento apenas deste. Soube que a comunidade Taizé promove algo semelhante, mas nunca tive oportunidade de me aprofundar. Quem tiver mais informações de casas que promovem retiros em eremitérios (ou casinhas separadas), favor entrar em contato pelo Facebook via inbox, na página Vida Eremítica, será de grande serventia e utilidade aos demais.


Alguns mosteiros oferecem uma ótima hospedaria, porém o preço é algumas vezes exorbitante ! Para os que podem investir nessa opção, será um ótimo gasto. Podem haver mosteiros que os acolham para retiro, mas geralmente não é costume, pois o carisma da maioria dos mosteiros exceto de regra beneditina, é vida de clausura, sem grandes dedicações externas, geralmente são acolhidos vocacionados e parentes dos (das) religiosos (as), apenas. 









Hospedaria de um Mosteiro Beneditino 







Os sacerdotes já têm mais facilidade nesse ponto podem oferecer-se para a santa missa, conferências, etc, mas não desfrutaria da solidão integral, e devemos também ter consideração com as monjas (pois não tem funcionários na cozinha e lavanderia, como os mosteiros masculinos) que vão ficar em função do retirante, preparando comida e hospedagem, atrapalhando o andamento interno da comunidade.


Os eremitas diocesanos em sua maioria não recebem hóspedes, para dormir, a não ser se estiverem em eremitérios com a estrutura de uma hospedaria separada.Talvez algum, tenha na regra espírito de acolhimento a hóspedes e peregrinos, e os recebam dentro do eremitério. Deveria nesse caso conhecer o (a) eremita e se na norma de vida dele (a) é viável a hospedagem de terceiros.









Uma monja eremita da Santa Cruz, acolhendo uma hóspede 







Os que desejam em longo prazo viver esse modo de vida, podem também adquirir uma pequena propriedade rural para retirar-se. É um meio eficaz de ter uma solidão independente sem transtorno com as criaturas que cada hora tem uma vontade de te ajudar ou não. Sugiro chácaras com seu próprio terreno separado, e não dividido com outro proprietário (a não ser que seja de parentes, ou pessoas de muita confiança), de preferência que a distância das casas sejam de pelo menos 200 metros. A desvantagem pode ser a manutenção, acredito que uma chácara de até 5 mil metros é mais que suficiente, acima disso será difícil cuidar, e vai precisar de funcionários... Sempre visite (antes de alugar ou comprar), nos fins de semana ou feriados, pois algumas comunidades ou núcleos rurais são muito silenciosos durante a semana, mas nos fins de semana são um verdadeiro escândalo com música alta (se é que se pode chamar essas desarmonias modernas de música) !












Chácara pode ser um excelente investimento para retiros a longo prazo 





A última sugestão por fim é a de ter um Trailer home, funciona como uma casa portátil onde você pode ir a lugares ermos e montanhosos, tendo a comodidade de sua casa consigo (o trailer home é uma casa completa com sala, cozinha, quartos e banheiro) ! Pode ser um investimento caro, mas estável por toda vida, existem aluguéis que poderia suavizar o orçamento pesado de uma compra (os preços podem variar de 12 - se for usado - a 70 mil, mas também existem aluguéis, que são bem mais em conta, e para um leigo pode ser o suficiente, deixo este link para os interessados: http://www.motorhome.wiki.br/ ) . 















Foto de um trailer home estacionado num lugar ermo. 





O local vai se variando conforme o gosto, haveria grande vantagem da diversidade de ambientes, e simples locomoção caso precisar de qualquer coisa. A desvantagem poderia ser a segurança, ainda mais aqui no Brasil, entretanto diz o Salmo 1: “É feliz quem a Deus se confia”. Uma outra desvantagem é que as rotas a lugares ermos, costumam ser íngremes, o que pode confundir um (a) motorista menos experiente ...













Uma outra foto de um trailer por dentro num lugar ermo 


Os profissionais do ramo garantem jamais ter ocorrido qualquer coisa errada, e até afirmam que é mais seguro do que uma chácara ! O mais curioso também é que as pessoas que aderem a casa portátil, dificilmente se arrependem ! Há outros nomes e outros tipos de trailer (motor-home, casa portátil).









Trailer home, opção ousada, mas com grandes vantagens ! 



Alguns arriscam e inclusive houve até mesmo uma eremita (Sister Wendy) que assim viveu toda sua vida eremítica, foi carmelita e ao deixar o carmelo assumiu o eremitismo sobre as rodas ! Sendo assim não deve ser tão ruim nem tampouco impossível. 









Irmã Wendy, eremita, viveu solitária dentro de um trailer home ! 



Essa Eremita, talvez já seja falecida, o que indica que começou a viver assim há uns 30 anos atrás ou mais, era outra realidade social e ... fora do Brasil ( Na América é muito comum o uso dos trailers, tanto que uma a cada doze famílias tem um trailer home -estatísticas do Globo Online-)... Tudo se deve considerar, mas o ideal seria conhecer alguém que vive atualmente essa experiência. No link acima trata de várias atualidades de acampamentos em trailer home !






Correntes de Espiritualidade






Alguns tem afinidade especial com uma ordem : Beneditinos, Carmelitas, Taizé, Foucald, dentre muitas outras. Seria interessante agregar-se como terceiro, ou oblato dessas ordens, para pertencerem a uma família espiritual, conhecer mais contatos que tenham as mesmas afinidades e propósitos e assim gerar um leque maior de opções com o acréscimo da experiência de outras pessoas. Uns permitem que seus oblatos façam retiros e passem largas temporadas nas hospedarias ou portarias de seus conventos. É uma forma de estar unido a sua ordem preferida e viver seu carisma. 









Oblatos Cirstersienses 







No Brasil ainda não temos variedade para expandir a espiritualidade eremítica com sua devida estrutura tanto para os consagrados como para os leigos. O que resta é usarmos os meios que estão em nosso alcance. 


De um modo geral no que se trata de eremitismo, sempre o eremita terá que valer de suas forças e rendas, para conseguir estar só...




















http://vidaeremitica.blogspot.com.br/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profecias de Marie-Julie Jahenny (Mística da Santa Igreja Católica)

Sermão dos Cânticos dos Cânticos

São Filipe Néri e Alegria dos Santos