Itinerário para a unidade interior

O primeiro degrau do homem interior, do homem novo, como diz Santo Agostinho, é aquele em que ele procura viver à imitação de homens bons e santos, mas ainda anda segurando-se nas cadeiras ou nas paredes e ainda se nutre de leite. 

O segundo degrau é aquele em que ele não fixa os olhos unicamente nos modelos exteriores ou ainda em homens bons, mas corre a buscar agora, pressuroso, os ensinamentos e os conselhos de Deus e da Sabedoria Divina. Ele vira as costas aos homens e volta o rosto para Deus, abandona o colo da mãe e sorri para seu Pai Celeste. 

No terceiro degrau, o homem se livra cada vez mais da influência da mãe e se afasta cada vez mais do seio materno, escapa à solicitude e rejeita qualquer temor. Se tivesse possibilidade de fazer o mal ou prejudicar alguém, mesmo sem sofrer nenhum dano da parte do ofendido, nem assim teria vontade de fazê-lo. Com efeito, pelo Amor ele está ligado e confiado a Deus num zelo constante de tal forma que Deus o colocou e estabeleceu na alegria e na doçura, e neste estado lhe repugna tudo o que é dissemelhante e estanho, tudo que não convém a Deus. 

No quarto degrau, o homem cresce cada vez mais e se aprofunda no amor de Deus, a ponto de estar sempre pronto a assumir, de boa vontade e de bom coração, avidamente e com alegria, todos os tipos de tribulações e de provas, de contrariedades e de penas. 

No quinto degrau, o homem vive em toda parte e espontaneamente na paz, calma e tranquila, na riqueza e no gozo da suprema e indizível Sabedoria. 

No sexto degrau, o homem é despojado de si mesmo e revestido da eternidade de Deus, chegando à perfeição completa. Ele esqueceu a vida temporal com tudo que ela tem de perecível; foi arrebatado e transformado numa imagem divina, tomando-se um filho de Deus. Degrau ulterior e mais elevado não há. Aqui ele atingiu o repouso eterno, a bem-aventurança, porque o fim último do homem interior, do homem novo, é a Vida eterna. 

Mestre Eckart, Místico Dominicano do séc. XIV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profecias de Marie-Julie Jahenny (Mística da Santa Igreja Católica)

Sermão dos Cânticos dos Cânticos

São Filipe Néri e Alegria dos Santos