POR UM SÁBIO CORAÇÃO


Thomas Merton & Juliana de Norwich (1342-c.1420)

"27 de Dezembro de 1961 - São João
Primeiro choveu, mas agora, de tarde, o dia acabou ficando firme e agradável. Há um ventinho cortante e o sol está de fora, apesar de fraco. A maioria, sentados no mosteiro, escrevendo cartas.
Hoje cedo rezei muito por um mais sábio coração. Acho que o presente deste Natal foi a verdadeira descoberta de Julian of Norwich.
Há muito tempo eu a vinha rodeando e parava-lhe à porta e sabia que ela era uma de minhas melhores amigas, e justamente por estar tão seguro de sua sábia amizade, não me apressava em procurar o que agora encontro.
Vejo-a como uma autêntica teóloga, com maior clareza e organização e profundidade até do que Santa Teresa de Ávila. Quero dizer que ela realmente elabora o conteúdo da revelação como experienciado a fundo. Experienciado primeiro, ele depois é pensado e o pensamento novamente se aprofunda na vida, de modo que em toda sua existência o conteúdo de sua própria visão foi penetrando cada vez mais nela.
Uma das principais convicções é sua orientação escatológica para o ato central, dinâmico e secreto 'pelo qual todos ficarão bem' no último dia, nossa GRANDE FAÇANHA, 'ordenado por Nosso Senhor desde nenhum começo'.
Especialmente o primeiro paradoxo - ela tem de 'crer' e aceitar a doutrina de que existem malditos, porém também a 'palavra' de Cristo será 'salva em todas as coisas' e 'todas as coisas de todas as espécies ficarão bem'. O cerne de sua teologia é essa aparente contradição na qual ela se manterá com firmeza.
Creio que o 'sábio coração' pelo qual rezei reside precisamente nisto - manter-se nessa esperança e nessa contradição, fixado na certeza da 'grande façanha', que é a única a dar ao cristianismo e à vida espiritual sua verdadeira e completa dimensão."

Thomas Merton, em "Merton na Intimidade - Sua Vida em Seus Diários", Fisus 2001, pág. 219-220.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profecias de Marie-Julie Jahenny (Mística da Santa Igreja Católica)

Sermão dos Cânticos dos Cânticos

São Filipe Néri e Alegria dos Santos