Cristo abre-nos o caminho
"Ascensão do Senhor."
«Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, como teria Eu dito que vos vou preparar um lugar?» [Jo 14,2] [...] O Senhor sabia que muitas dessas moradas já estavam preparadas e esperavam a chegada dos amigos de Deus.
Atribui, portanto, outro motivo à sua partida: preparar o caminho para a nossa ascensão a esses lugares no Céu, abrindo uma passagem, visto que, até então, ele nos era inacessível.
Porque o Céu estava completamente fechado aos homens, e nunca um ser de carne tinha penetrado nesse santíssimo e puríssimo domínio dos anjos.
É Cristo quem nos inaugura esse caminho rumo às alturas. Ao oferecer-Se a si mesmo ao Pai como primícias dos que dormem nos túmulos da terra, permite à carne subir ao Céu, e Ele próprio é o primeiro homem a aparecer aos seus habitantes.
Os anjos, que não conheciam o mistério grandioso de uma entronização celeste da carne, contemplaram com assombro e admiração essa ascensão de Cristo.
Quase perturbados perante esse espetáculo inaudito, exclamaram: «Quem é Este que vem de Edom?» [Is 63,1], isto é, da terra. Mas o Espírito não lhes permite que permaneçam na ignorância, e [...] ordena que se abram as portas diante do Rei e Senhor do universo: «Levantai, ó portas, os vossos umbrais, alteai-vos, pórticos antigos, e entrará o Rei da glória» [Sl 23,7].
Portanto, nosso Senhor Jesus Cristo inaugurou para nós «um caminho novo e vivo»; como diz São Paulo, «Ele não entrou num santuário feito por mão humana [...], mas entrou no próprio Céu, para Se apresentar agora diante de Deus em nosso favor»
[Heb 10,20; 9,24].
- São Cirilo de Alexandria
Comentários
Postar um comentário