15 Meditações com São João da Cruz

Olá, Paz e Bem!
De todas as meditações que indico essa série baseada nos textos de São João da Cruz é a minha preferida. 

Um santo profundo que nos faz meditar sobre as maravilhas de Deus.

Três coisas pediu e acabou recebendo de Deus: primeiro, dar-lhe força para trabalhar e sofrer muito; segundo: não o fazer sair deste mundo como superior de uma comunidade; e terceiro: deixá-lo morrer desprezado e escarnecido pelos homens. Pregador, místico, escritor e poeta, João da Cruz faleceu após uma penosíssima enfermidade, em 1591 com 49 anos de idade e o Papa Pio XI o declarou Doutor da Igreja.

Um dos mestres de oração mais célebres, capaz de nos fornecer material profundo para meditação e edificação. 

Sobre a Meditação a Igreja nos orienta (grifos da autora):

Catecismo

§2707 Os métodos de meditação são tão diversos quanto os mestres espirituais. Um cristão deve querer meditar regularmente. Caso contrario, assemelha-se aos três primeiros terrenos da parábola do semeador. Mas um método é apenas um guia; o importante é avançar, com o Espírito Santo, pelo único caminho da oração: Jesus Cristo.




M.20.1 Fins da meditação

§2723 A meditação é uma busca orante que põe em ação o pensamento, a imaginação, a emoção, o desejo. Tem por finalidade a apropriação crente do assunto meditado, confrontado com a realidade de nossa vida.

M.20.2 Frutos da meditação

§2706 Meditando no que lê, o leitor se apropria do conteúdo lido, confrontando-o consigo mesmo. Neste particular, outro livro está aberto: o da vida. Passamos dos pensamentos à realidade. Conduzidos pela humildade e pela fé, descobrimos os movimentos que agitam o coração e podemos discerni-los. Trata-se de fazer a verdade para se chegar à luz: "Senhor, que queres que eu faça?"

§2708 A meditação mobiliza o pensamento, a imaginação, a emoção e o desejo. Essa mobilização é necessária para aprofundar as convicções de fé, suscitar a conversão do coração e fortificar a vontade de seguir a Cristo. A oração cristã procura meditar de preferência "os mistérios de Cristo", como na "lectio (leitura) divina" ou no Rosário. Esta forma de reflexão orante é de grande valor, mas a oração cristã deve procurar ir mais longe: ao conhecimento de amor do Senhor Jesus, à união com Ele.

M.20.4 Meditação uma das três maiores expressões de oração

§2699 O Senhor conduz cada pessoa pelos caminhos e na maneira que lhe agradam. Cada fiel responde ao Senhor segundo a determinação de seu coração e as expressões pessoais de sua oração. Entretanto, a tradição cristã conservou três expressões principais da vida de oração: a oração vocal, a meditação, a oração contemplativa. Uma característica fundamental lhes é comum: o recolhimento do coração. Esta vigilância em guardar a Palavra e em permanecer na presença de Deus faz dessas três expressões tempos fortes da vida de oração.

M.20.6 Significação da meditação

§2705 A meditação
A meditação é sobretudo uma procura. O espírito procura compreender o porquê e o como da vida cristã, a fim de aderir e responder ao que o Senhor pede. Para tanto, é indispensável uma atenção difícil de ser disciplinada. Geralmente, utiliza-se um livro, e os cristãos dispõem de muitos: as Sagradas Escrituras, especialmente o Evangelho, as imagens sacras, os textos litúrgicos do dia ou do tempo, os escritos dos Padres espirituais, as obras de espiritualidade, o grande livro da criação e o da história, a página do "Hoje" de Deus.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota 1: Portanto, são essas "matérias", para disciplinar a atenção na meditação (que em si é uma busca em compreender a vida cristã e responder a Deus), a Sagrada Escritura (ou seja, se focar em uma leitura, um conjunto de versículos ou ainda um único versículo), os escritos do santos,  imagens sacras, livros de espiritualidade (católicos obviamente, já que o intuito é aprofundar-se na fé) e ainda o grande livro da criação (ou seja, a natureza e suas maravilhas, as pessoas, os animais), o livro da história (meditar sobre a ação profunda e sutil de Deus na história da humanidade) e ainda o livro da nossa própria vida a "página do Hoje" ( que em si é resultado de toda a ação e cuidado de Deus em nossa história).

Portanto, a meditação pode contar com vários métodos, não ficando somente na meditação da Palavra e do Rosário, embora sejam as mais indicadas. Inclusive todos os santos orientam que se medite com frequência a Paixão do Senhor. 

Mais podemos e devemos ir além no conhecimento e na busca de Jesus, assim, muitos santos se dedicaram ao planejamento de exercícios espirituais e ainda formas de melhor mobilizar o pensamento, a imaginação, a emoção e o desejo (ou seja, o anseio mais profundo da alma). 

E ainda o Senhor conduz a alma como quer e como lhe agrada, assim como existe distinção entre as pessoas existe distinção entre as almas. Dessa forma portanto o Catecismo orienta que um método, que é indicado por um santo, é um guia e que deve se encomendar ao Santo Espírito de Deus que o conduzirá a aproximar - se de Deus e a aprofundar - se na fé. 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

M.20.7 Tempos aptos para meditação

§2186 O domingo é um tempo de reflexão, de silêncio, de cultura e de meditação, que favorecem o crescimento da vida interior cristã.


Portanto hoje quero lhe apresentar 15 Meditações feitas pelo Conego Tonneliar, do Carmelo de Laval, do baseado nos escritos de São João da Cruz, que te farão vivenciar um aprofundamento na fé e dedicar alguns momentos voltando o pensamento para o Senhor.
1- Beleza Suprema




2- Olhar que Cura
3- Olhar Perfeito


4- Caminho das pequenas belezas


5- Morada do hoje


6- Agonia do Desapego



7 - Faça a Luz



8- O que é o Amor?



9- Nascer do Amor



10 - O Amado



11- Desejo da alma



12- Angústias e Dores



13- Riqueza de Deus



14 - Viver de Ti



15- Para quê fomos feitos?




Espero que possa ser edificado.

Paz e Bem!


Salve Maria Imaculada
Enchi-me de zelo pela minha Mãe Imaculada e Ela me livrou de todas as tribulações!
Ana Paula Barros

http://salusincaritate.blogspot.com.br/2017/03/15-meditacao-com-sao-joao-da-cruz.html

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Profecias de Marie-Julie Jahenny (Mística da Santa Igreja Católica)

Sermão dos Cânticos dos Cânticos

São Filipe Néri e Alegria dos Santos