São Vicente - A caridade acima de tudo.

“A caridade é um amor elevado acima dos sentidos e da razão, pelo qual nos amamos uns aos outros pelo mesmo fim pelo qual Jesus Cristo amou os homens para fazê-los santos neste mundo e bem-aventurados no outro”.

São Vicente em toda sua vida terrestre, se dispôs a ajudar o próximo, desde a sua infância ele esteve lá, disposto a ser um instrumento da graça de Deus que é a Caridade. E quem poderia imaginar que logo ele, aquele gascão, um dia se tornaria o Patrono Universal da Caridade. Que belas obras ele realizou, nunca obteve um sentido de arrependimento ao servir a quem mais necessitava a sua frente. Seu coração sempre esteve puro e disposto a ajudar, e eis a sua fórmula para os dias de hoje, em que nem sempre temos tamanha abertura ao irmão em Cristo.

A caridade é algo além fronteiras que mexe com o coração de cada um, seja ele, rico ou pobre, negro ou branco, ocidental ou oriental, não tem escolhas, Deus não olha isto, e sim o amor que nos faz ir mais perto deles, os preferidos do Pai, os que mais necessitam, que estão a mercê da sociedade: Os Pobres.

Muitos escritores, em seus livros, dão maior ênfase a vida desde Santo, outros nos faz situar, sobre a realidade da França em seu tempo. Mas o que me fez escrever foi algo que venho a procurar, e apenas encontro, em pesquisas e leituras, digo das obras de caridade de Vicente de Paulo. 
Tentarei mostrar que ele não foi apenas um homem inteligente, sábio e inovador, e sim também um Santo Caridoso, que obteve com gestos simples a sua conversão e a sua santificação.

http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/julinei/04.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profecias de Marie-Julie Jahenny (Mística da Santa Igreja Católica)

Sermão dos Cânticos dos Cânticos

São Filipe Néri e Alegria dos Santos