Origem, Tradição e Uso do Cordão Ortodoxo


1. A Oração de Jesus: a mais importante oração da tradição bizantina.

«Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus,
tem piedade de mim, pecador!»
ma das mais simples orações da Tradição Ortodoxa, uma oração de poucas palavras e tão antiga quanto os Evangelhos, ocupa um lugar destacado como a principal oração do Oriente Cristão: a Oração de Jesus, também conhecida como a Oração incessante do Coração.
Encontramos sua origem nos Evangelhos, em passagens como a da mulher Cananéia (Mt 15, 22), a dos cegos de Jericó (Mt 20, 30) e da oração do publicano (Lc 18, 13). Em todas estas passagens, encontramos a petição sincera por misericórdia, dirigida direta e confiantemente a Deus, tanto na Pessoa do Pai quanto na do Filho.
A forma estabelecida da Oração tomou por base o Nome de Jesus e a oração do publicano, pois o Nome de Jesus é a oração por excelência, invocação de Deus, e «em nenhum outro [Nome] há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos» (At 4, 12); e, na oração do publicano encontra-se a verdade da alma contrita, pecadora e humilhada, que busca ardentemente a justificação perante Deus. Desta forma, teve início o cumprimento do mandamento do Apóstolo, de "orar sem cessar" (1Ts 5, 17).
Nos tempos atuais a Oração de Jesus encontrou sua popularização através do livro «Relatos de um peregrino Russo» e da coletânea de textos patrísticos, intitulada «Filocalia» (ambos da Editora Paulus).

2. O cordão de oração ortodoxo: um instrumento vindo do céu.

Para que pudéssemos manter nossa vida de oração nosso Pai celestial não negou auxílio.
A Tradição reza que o cordão de oração vem das mãos de São Pacômio, discípulo de Santo Antão, no século III. A preocupação de São Pacômio era auxiliar seus monges iletrados a manterem uma vida de oração ativa sem a necessidade da leitura dos Salmos.
Decidiu então fazer uso da Oração de Jesus para suprir a necessidade, resolveu fazer um cordão com nós para contar as orações. Como o demônio desatava os nós que o Santo fazia, o anjo Gabriel lhe ensinou um nó formado por sete cruzes intercaladas, o qual o demônio não conseguiria desatar. Neste momento foi dado ao mundo o cordão de oração Ortodoxo, denominado em russo CHOTKI.

3. Descrição simbólica do cordão de oração.

Ao ter nas mãos um cordão de oração ortodoxo, não temos apenas um instrumento sagrado para orações, mas, igualmente, um objeto carregado de simbolismo teológico, o que o torna umrepositório de espiritualidade cristã.
O cordão de oração Ortodoxo é formado por um número determinado de nós, com suas extremidades unidas em forma de cruz e finalizado por uma franja. Independente do seu tamanho, sua função é recordar ao orante a obrigação de orar permanentemente.
O cordão tem a cor negra. Ele é negro porque simboliza luto e escuridão, os quais a humanidade experimenta por causa de seus pecados. Lembra que nossos pecados perante Deus nos afastam da Luz Verdadeira e somente através do verdadeiro arrependimento e da oração constante nos reconciliamos com o Pai.
Os cordões de oração Ortodoxos são feitos de . Lembra-nos que nossas orações são dirigidas ao Cordeiro de Deus, imolado voluntariamente por nós, levando sobre si todos os nossos pecados e purificando-nos com Sua Misericórdia. Recorda-nos também que somos ovelhas guiadas pelo Bom Pastor, que não demora em deixar todo rebanho para recuperar uma única ovelha que se perde; Ele é atraído pelo balido desesperado da ovelha desgarrada, que é a oração.
Os separadores colocados entre cada conjunto de nós recordam-nos o louvor necessário à Mãe de Deus, em união paralela ao louvor do Seu Filho Jesus. O Espírito Santo, de Natureza Divina, unido a Maria, de natureza humana, formaram Jesus, Deus feito homem, na união perfeita do homem com Deus, que é objetivo da oração, meio de comunicação entre o homem e Deus.
As duas extremidades do cordão de oração Ortodoxo são unidas por um nó principal que fecha o conjunto. Ele representa Aquele que disse: «Eu Sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim» (Ap 21, 6). De Deus viemos e para Ele retomaremos.
A Cruz está também presente em nosso cordão de oração Ortodoxo. Ela é a representação do Sacrifício voluntário de Jesus e de Sua Vitória sobre a morte na manhã de Páscoa. Ela também nos lembra do abandono às coisas deste mundo pela busca dos bens espirituais.
Por fim, encerrando o cordão de oração ortodoxo encontramos uma franja. Ela representa a conseqüência do encontro da oração com o coração daquele que ora: as lágrimas. A alegria indizível proporcionada pelo conforto que a oração traz ao coração do orante o perdão dos pecados, a escuta da Voz de Deus dizendo à alma «Teus pecados estão perdoados», culmina no júbilo, no transbordar das lágrimas enxugadas na franja do cordão de oração ortodoxo.
Assim conhecemos o nosso cordão de oração Ortodoxo e o profundo simbolismo que ele encerra.

4. A oração em ação: como utilizar o cordão para orar.

Segurando a Cruz:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Santo Deus, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós (3 vezes)
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém.
Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador!
A cada separador:
Santíssima Mãe de Deus, intercede por mim, pecador!

5. Considerações finais.

  1. Sempre que possível, devemos sempre realizar nossas orações diante de um ícone de Jesus ou de Sua Mãe.
  2. É de uso manter o cordão sob o travesseiro durante o sono, pendurá-Io na porta de entrada ou junto a um ícone.
  3. Utiliza-se o cordão de oração para abençoar a família, lar e alimento, visto que o chefe da família tem prerrogativas para rogar as bênçãos de Deus sobre os que estão sob sua responsabilidade: «Abençoa. Senhor Jesus Cristo, a minha casa (a minha família, o nosso alimento...) e tem piedade de nós!»
  4. O cordão de oração ortodoxo não é um talismã, logo não podemos usá-Io para outro fim que não seja a oração e nem devemos supor que ele tem «poderes» por si só.
  5. Este presente instrumento de oração traz consigo mil e setecentos anos de tradição, além de uma teologia simples, clara e verdadeira.
  6. Os nomes «Rosário» e «Terço» são designações a um instrumento de oração (ou à terça parte dele) Mariano da Igreja Católica Romana, que nada tem a ver com o CHOTKI. Portanto, as denominações «terço bizantino» ou «rosário bizantino» não são corretas ao se referirem aoChotki; a Igreja Ortodoxa não reconhece estas designações.
  7. O uso do cordão de oração ortodoxo é para a prática privada da oração, não podendo ser usada em liturgias (orações públicas ou comunitárias), senão em comunidades Monásticas.
  8. CHOTKI está intimamente relacionado à Oração de Jesus, tal qual ensinada pela tradição:«Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador». Utilizar «jaculatórias» em lugar desta fórmula é uma prática controversa, pois o Cordão de Oração Ortodoxo não é uma prática de vã repetição, mas a Invocação do Nome de Jesus.
  9. A prática do Cordão de Oração Ortodoxo não envolve nenhum tipo de "meditação de mistérios", sendo isto uma prática reservada ao Rosário Mariano.
  10. Que Deus, pelas intercessões de Sua Mãe Santíssima e as dos Santos Padres, abençoe e ilumine o seu entendimento para iniciar uma vida de oração verdadeira e frutífera no Santo Nome de nosso Senhor Jesus!

NOTA:
Baseado no ensaio de Cesar Scavone - agosto de 2006. Adaptado pelos Monges do Mosteiro da Transfiguração, Santa Rosa - RS


http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/espiritualidade/origem_tradicao_e_uso_do_cordao_ortodoxo.html

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